A ferramenta de envio de email marketing da Templateria agora se chama Zenmail e tem um site dedicado a ela.

Insights de email marketing

Boas práticas de Email Marketing

Para que uma ação de email marketing seja bem sucedida, existem alguns princípios básicos a serem seguidos. Conheça todos os conceitos e crie ações corretas.

Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida, existem alguns princípios básicos a serem seguidos. Cada um deles merece um artigo especial, pois certamente há muito que falar. Por isso, tentarei ser breve!

envie seu email marketing agora!

crie sua conta no Zenmail, conheça a plataforma e escolha o melhor plano para começar seus envios.

Email Marketing não deve ser spam

Se spam é toda correspondência virtual não solicitada, então seu primeiro contato com um possível cliente não deve ser feito por e-mail, já que, até aquele presente momento, ele não estabeleceu nenhuma relação com você e, logo, não solicitou seu contato. Além disso, as chances de sucesso e de retorno de um e-mail de primeiro de contato são baixas, pois esta aproximação exige um cuidado especial e técnicas que despertarão o interesse do usuário em sua empresa.
Para que um e-mail marketing não seja considerado spam, não basta constar uma observação no rodapé da mensagem. Os endereços para os quais os e-mails marketing são enviados devem ser válidos e sua mensagem não deve ser considerada como não solicitada.
Tudo bem, você trabalha apenas com e-mails opt-in. Então, cuidado ao estabelecer a filtragem de usuários que receberão sua mensagem, senão, um mesmo usuário pode receber a mesma mensagem diversas vezes. E isso, além de ser SPAM, causará um grande descontentamento do usuário com você ou sua empresa.

Usuários opt-in

O passo inicial para que você possa começar a trabalhar com e-mail marketing é coletar endereços de e-mail válidos, que são endereços de pessoas que realmente aceitaram fazer parte de seu banco de dados e estão cientes do tipo de correspondência que poderão receber. Estes são os endereços opt-in. Uma forma de conseguir usuários opt-in para seu banco de dados é através de formulários de contato ou cadastro em seu site que contenham um campo com a opção “Aceito Receber E-mails desta Empresa”. Assim, você oferece a possibilidade de escolha a seus usuários e trabalha apenas com e-mails legítimos, daqueles que estão realmente interessados em seu produto.
Outra forma é inserir, em todas as páginas de seu site, um campo exclusivo para cadastro de e-mails, do tipo “insira aqui seu e-mail para receber nossos boletins” e divulgar estes boletins no site, de forma que os usuários tenham acesso ao tipo e qualidade de informação que receberão em seus e-mails ao efetuarem o cadastro, incentivando-os a preencher.
Faça também a boa e velha propaganda boca a boca, que passará a ser feita, posteriormente, por seus clientes satisfeitos, portanto, invista em qualidade de conteúdo e respeite-os.

Relações comerciais ou Soft Opt-In

Você também pode enviar correspondência a endereços de e-mail que estabelecem uma relação comercial com você e/ou sua empresa: relações que resultaram em transações comerciais entre o remetente e o destinatário da mensagem, correspondência previamente iniciada por um indivíduo, incluindo a solicitação de informações, respostas a questionários de pesquisas, concursos ou contato off-line. Por isso, armazene os e-mails de todos que entraram em contato com você, pois é mais uma forma de enriquecer seu banco de dados com endereços válidos.
Lembre-se: e-mails comerciais não solicitados não devem ser enviados.

Política de Privacidade

Crie uma política de privacidade que pode ser acessada a partir do e-mail marketing recebido pelo usuário. A política de privacidade assegura que os dados que você possui dele estão protegidos e não serão repassados a terceiros sem prévia autorização.
A política de privacidade deve estabelecer quais dados do usuário são utilizados, os métodos utilizados para a coleta destas informações pessoais e o comprometimento da empresa com sua utilização. A política de privacidade deve, ainda, respeitar a opção do usuário que não autorizar a manipulação de seus dados pela empresa.
Ao optar por enviar e-mail-marketing, utilize uma ferramenta que permita ao usuário ver apenas seu endereço de e-mail no campo do destinatário. Divulgar a lista de todos os endereços que você possui é antiético, perigoso e viola a privacidade de cada um; e-mails marketing cujo destinatário se resume a um “undisclosed recipient” são recebidos por seus clientes com a impressão de que eles são só mais um em seu banco de dados, e que você não faz questão nenhuma de enviar uma mensagem exlcusiva para ele. Nada bom.

Opt-out

Todo usuário deve ter a opção de remover seu endereço de e-mail do banco de dados da empresa se não desejar receber aquele tipo de correspondência e, ao solicitar a remoção, a empresa deve se comprometer a não mais enviar correspondências àquele endereço de e-mail.

Seja transparente

Permita que o usuário visualize o nome e endereço remetente da mensagem. Atitudes simples assim, podem deixar sua empresa mais próxima do usuário e tornar seu e-mail confiável. Se o endereço que você está utilizando não aceita respostas, deixe isso claro no corpo do e-mail e ofereça um endereço alternativo para que o usuário possa entrar em contato com você.

O Assunto também é importante

As pessoas decidem se vão abrir ou não determinada mensagem de e-mail pelo seu Assunto. Por isso, escolha um que seja atraente e, ao mesmo tempo, honesto para o usuário. Se seu e-mail diz respeito à nova coleção outono-inverno de vestuário, não utilize um assunto do tipo “Urgente!!!”. Ser claro e objetivo é a melhor estratégia para que os usuários se interessem por seu conteúdo. Evite utilizar frases longas neste campo, já que alguns softwares exibem apenas determinada quantidade de caracteres e a interpretação do assunto pode ficar prejudicada se omitida.

Conteúdo relevante

Respeite seu usuário: se ele lhe deu crédito e abriu seu e-mail, ofereça algo que seja importante e/ou relevante para ele. Sempre insira a marca de sua empresa no conteúdo para que o usuário reconheça de imediato que aquela comunicação é sua e, se possível, personalize as mensagens. Inserir o nome do usuário é tão básico que não pode ser considerado personalização, por isso, crie diferentes e-mails para diferentes públicos. Você pode segmentar por faixa etária, cidade, sexo, produto adquirido e muitas outras formas, dependendo de seu objetivo.

Não esqueça da acessibilidade

Por mais que a banda larga esteja a pleno crescimento no Brasil, a maioria das conexões à Internet ainda é discada, portanto, não abuse do tamanho do e-mail: 12 kb é o tamanho recomendado pelo IAB – Interactive Advertising Bureau 20kb é o tamanho recomendado pelo N/N Group, empresa de Jakob Nielsen especialista em usabilidade.
Se seu e-mail marketing é em formato HTML, ofereça em local visível a possibilidade de visualizar o mesmo conteúdo em uma página da web, já que alguns softwares podem bloquear ou mesmo impedir a visualização correta da marcação.
Pelo mesmo motivo, evite também incluir arquivos em anexo, especialmente os executáveis, bloqueados na grande maioria dos softwares de e-mail.
Lembre-se que estes softwares não interpretam conteúdo Flash ou Javascript, então, na medida do possível, procure substituí-los por gifs animados ou imagens estáticas.
Sucesso nas campanhas!

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades e do universo do email marketing! Nossa newsletter é enviada, no máximo, uma vez por mês, você pode se descadastrar a qualquer momento e seu endereço de email está seguro conosco.

Newsletter da Templateria

Receba em seu email conteúdos exclusivos sobre email marketing: