A ferramenta de envio de email marketing da Templateria agora se chama Zenmail e tem um site dedicado a ela.

Insights de email marketing

Email marketing em áudio

Além de ler emails no notebook, tablet, smartphone, TV e aparelhos de games, também poderemos ouvir emails pelos dispositivos de voz de nossos carros.

No mercado, já são vários os modelos de carros que permitem conexão bluetooth com o celular. A princípio, para fornecer segurança aos motoristas que insistem em dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo. Pelo menos com o uso dos handsets, o motorista não precisa ficar prestando atenção ao visor do celular e nem ocupar uma das mãos para segurá-lo.
Agora, as montadoras estão aproveitando a tecnologia para tentar corrigir outro problema de comportamento de certos motoristas: teclar SMS enquanto dirigem e ler notícias e emails.
Há dois anos, a BMW lançou um modelo que permite a leitura de emails em texto do BlackBerry. O vídeo mostra o painel do carro com um display de conteúdo exibindo as mensagens da caixa de entrada de emails.
Por meio de um pequeno controle próximo ao câmbio do carro, é possível navegar pelas mensagens e também pelos contatos. Se no email houver um número de telefone, é possível ligar para esse número.
Há até um comercial bem divertido explorando essa feature do carro.
Aqui no Brasil, o novo Fiat Punto 2013 apresenta o Fiat Social Drive, um serviço que conecta o motorista às suas redes sociais e aos principais portais de notícias para que ele ouça as últimas atualizações enquanto dirige. Para usar esse serviço, o motorista/usuário não precisa ter acesso à internet no carro, basta que ele ligue para um número de telefone (e para isso não precisa tirar as mãos do volante) e comece a ouvir as novidades.
Talvez esses sejam os primeiros passos para a popularização da interação homem/computador por meio da fala/audição. Para as pessoas com limitação parcial ou total da visão, aplicativos com o Jaws lêem o conteúdo da tela, mas agora esse tipo de interação pode ficar ainda mais popular (não vamos nos esquecer do amigo GPS) com o acesso a emails, contatos e redes sociais por voz.
Essa semana eu testei o DriveSafe.ly, um aplicativo gratuito para celular (testei no iPhone, mas também está disponível para Android, Blackberry e Windows Mobile) que faz a leitura de cada novo email que chega na caixa de entrada. Ele leu direitinho emails em plain-text e até mesmo um email do Twitter formatado em HTML avisando sobre um retweet de post.
O aplicativo dá suporte aos idiomas inglês, espanhol e alemão. A versão gratuita que eu testei, em inglês, lia todos os emails que estavam escritos em português com uma pronúncia estrangeira, e aí compreensão ficou um pouco difícil, mas nada que uma atualização do aplicativo com suporte a outros idiomas – português, inclusive – não resolva.
A questão é que, daqui a pouco tempo, os profissionais de marketing deverão se preocupar ainda mais com o conteúdo de seus emails, levando em consideração mais esse formato de interação.
Mensagens curtas, objetivas e importantes como os emails transacionais e de aniversário, por exemplo, poderão se beneficiar disso. Em emails mais longos e com formatação em HTML mais complexa, o texto do preheader será importantíssimo para dar uma prévia do conteúdo ao usuário, que poderá conferir a mensagem mais tarde.
O futuro está chegando cada vez mais rápido. E nós, estamos preparados?

envie seu email marketing agora!

crie sua conta no Zenmail, conheça a plataforma e escolha o melhor plano para começar seus envios.

Receba nossa newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades e do universo do email marketing! Nossa newsletter é enviada, no máximo, uma vez por mês, você pode se descadastrar a qualquer momento e seu endereço de email está seguro conosco.

Newsletter da Templateria

Receba em seu email conteúdos exclusivos sobre email marketing: