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Insights de email marketing

10 tipos de email marketing para enviar a seus contatos

O email marketing deve fazer parte dos esforços de branding de toda empresa. Veja 10 exemplos de mensagens que podem melhorar o relacionamento com seus leads.

Você já parou para pensar que os contatos de uma empresa não se resumem apenas a seus clientes? Isso quer dizer que pode-se explorar outros tipos de email marketing além daquelas tradicionais listas de ofertas. Em geral, as empresas estão cercadas, pelo menos, por clientes, prospects, funcionários, concorrentes, parceiros, fornecedores, imprensa, especialistas do setor, órgãos governamentais e investidores, quer sejam atuais ou potenciais.

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É possível diferentes tipos de email marketing para se comunicar com cada um desses grupos de uma maneira, obtendo diferentes níveis de engajamento, mas sempre beneficiando a reputação de remetente, tão relevante para definir a entrega do email marketing na caixa de entrada ou de spam.

A qualidade da comunicação com todos esses públicos ainda é um fator chave para o branding. Nesse quesito, o email marketing é um importante aliado, que pode ajudar a manter e estreitar os laços entre a marca e sua audiência.

A seguir, confira exemplos de 10 tipos de email marketing que qualquer empresa pode adotar para fortalecer sua estratégia de comunicação.

1. Newsletters

Newsletters são emails de caráter informativo – não comercial -, que geralmente trazem notícias, artigos, dicas e novidades. Pode ser a newsletter de um blog, que envia os principais e/ou mais recentes posts publicados, a newsletter de um portal de notícias, com as últimas atualizações sobre o mercado e até uma newsletter interna, que ainda poucas empresas adotam.

O uso de newsletters para endomarketing é uma excelente estratégia para manter os colaboradores engajados e atualizados sobre os direcionamentos da empresa e também sobre comunicados que lhes dizem respeito diretamente, como a atualização de um benefício, mudanças na política interna, boas-vindas a novos colaboradores, programas motivacionais e muito mais.

exemplo de email marketing tipo newsletter

2. Comunicados

Desde simples avisos sobre mudanças de telefone, endereço e horários de atendimento da empresa até notícias de maior impacto como a comunicação de novos gestores, novos negócios, novas oportunidades, aquisições e fusões etc. A ideia é manter seu público por dentro do que acontece de relevante no dia-a-dia da empresa.

Só não deixe o comunicado tão grande que pareça com uma newsletter, já que ambos têm caráter informativo! O comunicado é um formato mais enxuto e direto e, geralmente, não requer interação do leitor, como clicar, ligar, cadastrar-se etc.

exemplo de email marketing tipo comunicado

3 Boas-vindas

Como o próprio nome diz, é o primeiro email que o recém-cadastrado no mailing receberá. Aproveite o recebimento de um novo cadastro e dê as boas-vindas à pessoa que acabou de criar uma conta em seu site, de se cadastrar para receber suas newsletters ou que fez a primeira compra em sua loja.

O email de boas-vindas é uma ótima oportunidade para apresentar melhor seus produtos e serviços. Vá além da simples confirmação de cadastro e aborde as pessoas de uma maneira ao mesmo tempo intimista e estratégica.

E-commerces, por exemplo, podem oferecer um cupom de desconto para ser usado na primeira compra. Portais de conteúdos podem reforçar o tipo de informação que será enviada periodicamente. Serviços e software online devem enviar os principais dados de acesso, tutoriais e formas de suporte.

Retomando o nosso exemplo anterior do uso do email marketing em ações internas, o endomarketing, um novo funcionário pode receber as boas-vindas da empresa em um email que indica tudo o que será importante em seu dia-a-dia de trabalho: dados de acesso à Intranet, procedimentos internos, links úteis, contatos de gestores e pessoal do RH etc.

exemplo de email marketing tipo boas vindas

4. Inatividade ou saudades

Sempre vai ter uma parcela do mailing que, em dado momento, vai reduzir ou parar de interagir com seu email marketing, é normal. As pessoas podem mudar de interesse, sair do momento de compra, irritar-se com a alta frequência dos emails recebidos e muitos outros motivos.

Mesmo nesses momento em que as pessoas parecem distantes, sem abrir ou clicar em seus emails há algum tempo ou mesmo sem realizar uma compra, é apropriado enviar uma mensagem questionando se ainda há interesse do destinatário em fazer parte de seu mailing ou até oferecendo um desconto para que voltem a comprar – quer seja em lojas online ou físicas.

O email marketing de saudades deve deixar claro sua intenção de resgatar a interação do destinatário, e toda criatividade conta para preparar um assunto instigante e um layout irresistível.

exemplo de email marketing de saudades

5. Aniversário

Existem muitos tipos de email marketing de aniversário! O mais comum e utilizado é o aniversário de nascimento do seu destinatário, mas você também pode parabenizar as pessoas pelo aniversário de relacionamento de vocês (desde a criação da conta, desde a primeira compra etc) e também pelo aniversário da sua marca. Nesse caso, se você puder, evite a chamada clichê do tipo “nós fazemos aniversário e quem ganha presente é você”. 😀

exemplo de email marketing de aniversário

6. Datas comemorativas

Além das tradicionais datas comemorativas que todo mundo conhece – Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc -, nosso calendário é repleto de outras datas importantes para conscientização de campanhas, categorias do comércio, indústria e serviços, relacionadas ao universo geek e também marcos importantes de acontecimentos recentes.

Independentemente da sua área de atuação, é certo que, ao longo do ano, você tem várias datas a celebrar com seu público. Quem tem um escritório de arquitetura, por exemplo, se relaciona com profissionais de várias áreas e pode celebrar o Dia do Arquiteto (15 de dezembro), Dia do Engenheiro (11 de dezembro), Dia do Trabalhador da Construção Civil (26 de outubro) e os próprios Dia do Cliente (15 de setembro) e Dia do Consumidor (15 de março).

Além disso, qualquer área de negócio pode valer-se de outras datas curiosas para criar campanhas que estejam relacionadas ao seu trabalho, como o Dia da Pizza, Dia da Bondade, Dia da Saudade, Segunda Sem Carne e muitos outros!

email marketing de data comemorativa

7. Pesquisa ou feedback

Colher feedback das pessoas é importante para validar seu negócio, reavaliar as estratégias, saber se as pessoas sentem falta de algo. Após uma compra, a inauguração de um negócio, a realização de um curso ou mesmo periodicamente ao longo da prestação de um serviço, é sempre interessante ouvir seu público.

Se for possível, ofereça um brinde às pessoas que contribuírem com feedbacks relevantes. A Litmus, por exemplo, envia camisetas e bottons aos usuários que participam de suas pesquisas periódicas.

Você pode fazer pesquisas com diferentes questões, respostas de múltipla escolha, dissertativas ou pesquisas simples, com as do tipo NPS, que podem ser facilmente simuladas em um email marketing. A pesquisa NPS apresenta uma única pergunta e resposta em forma de nota, que pode ser, por exemplo, de 0 a 10.

Podem ser questões do tipo “o que você está achando dos nossos serviços até agora”, “qual a probabilidade de você indicar nossos serviços a um amigo” e qualquer outra pergunta cuja resposta possa ser uma nota. Existem serviços específicos de pesquisas NPS com diversos controles, mas você pode fazer um email marketing com layout similar e, no código HTML, fazer com que cada nota seja um link para uma página diferente.

Depois, nos relatórios da plataforma de envios, é só conferir os links que foram mais clicados para ver as notas que mais foram votadas.

email marketing de pesquisa

8. Agradecimento

Muitos emails marketing de nossa caixa entrada nos pedem para comprar ou contratar alguma coisa, mas quantos nos agradecem? E olha que tudo é motivo de agradecimento: o trabalho, a vida, as parcerias, os negócios, os amigos…

O email marketing de agradecimento não precisa ser só automático e transacional, enviado imediatamente após uma pesquisa respondida, por exemplo. É possível humanizar mais o ato de agradecer e fazer com que seu público realmente sinta-se parte importante desse relacionamento. Deixe as pessoas saberem o quanto elas são importantes para sua marca!

exemplo de email marketing de agradecimento

9. Convite

Um convite, geralmente, está associado a um evento que acontecerá em uma data e local específicos, mesmo que online. Em torno disso, é possível usar diversos recursos no email marketing para deixá-lo mais interativo e atrativo, como confirmação de presença e adicionar o evento à agenda.

Esse tipo de email marketing, por não ter características de um email de e-commerce – e quando não é composto apenas por imagens -, tem muito mais chances de ser entregue nas caixas prioritárias dos programas de email que fazem esse tipo de separação, como o Gmail e o Outlook.com.

email marketing de convite para evento

10. Personalizados

O email marketing personalizado pode ir muito além de apenas chamar o destinatário pelo nome no assunto ou no corpo da mensagem. Quando você conhece os interesses das pessoas, pode lhes enviar emails muito mais ricos e individualizados, usando a famosa comunicação one-to-one.

Nessa categoria, podemos considerar os emails de abandono de carrinho, de oferta de serviços personalizados – de acordo com o que a pessoa realmente precisa -, de sugestões de compra com base nas páginas visitadas no site e outros do tipo.

Você já deve ter ouvido dizer que os dados pessoais são a grande moeda de valor desse século, pois sabendo certas informações das pessoas, é possível formatar serviços e criar produtos exclusivos para as necessidades de cada um, ofertas praticamente irrecusáveis.

email marketing personalizado de abandono de carrinho

Agora que você já se inspirou com alguns exemplos, tente encaixar pelo menos metade desses 10 tipos de email marketing na sua estratégia de comunicação. Certamente, o relacionamento com seus contatos irá melhorar muito!

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