A ferramenta de envio de email marketing da Templateria agora se chama Zenmail e tem um site dedicado a ela.

Insights de email marketing

Calculadora de ROI do Email Marketing

Sabemos o quanto é chato pesquisar e decorar fórmulas, então resolvemos facilitar a vida de todos criando duas calculadoras de ROI para ações de email marketing, que também retornam outras informações valiosas, como o custo e o retorno de cada contato, lucro, CTR, taxa de conversão e de erros. envie seu email marketing agora! crie […]

Sabemos o quanto é chato pesquisar e decorar fórmulas, então resolvemos facilitar a vida de todos criando duas calculadoras de ROI para ações de email marketing, que também retornam outras informações valiosas, como o custo e o retorno de cada contato, lucro, CTR, taxa de conversão e de erros.

envie seu email marketing agora!

crie sua conta no Zenmail, conheça a plataforma e escolha o melhor plano para começar seus envios.

A primeira calculadora deve ser utilizada para obter o ROI das ações de email marketing voltadas para e-commerce, onde há transação monetária envolvida na meta a ser cumprida pelos usuários. Esta calculadora solicita a inserção de algumas informações da ação concluída e retorna os resultados sobre seu desempenho. A segunda calculadora pode ser usada nos demais tipos de ações de email marketing que não implicam em transação monetária direta, como newsletters, comunicados, convites etc. Mesmo em ações de email marketing que não implicam em transações monetárias é possível saber o valor do ROI.

Como interpretar os resultados

  • Valores negativos de ROI indicam que a ação não trouxe retorno, teve prejuízo.
  • Valores acima de 5% para a taxa de erros podem ter prejudicado a reputação de seu domínio remetente em alguns servidores de email. Higienize sua lista de contatos para remover os emails que apresentaram erros no envio.

Observações:

  • Para calcular a taxa de CTR, nossa calculadora leva em consideração os emails entregues, e não o total de emails enviados. Se o CTR apresentado nos relatórios de sua plataforma de envios for diferente do que constar na calculadora, significa que a fórmula de cálculo desta taxa utilizada por sua plataforma é diferente da nossa, levando em consideração o valor total de emails enviados, e não apenas os entregues.
  • Você pode consultar os relatórios fornecidos por sua plataforma de envios para obter o número total de erros e de cliques únicos, solicitados nas planilhas.
  • Excluindo-se a taxa de erros, que deve manter-se abaixo de 5%, e a taxa de ROI, que deve ser positiva, não há uma média ideal para os demais resultados para que você considere se ação está dentro dos padrões de mercado, o importante é o que o resultado representa para o seu negócio.
Calculadora de ROI do Email Marketing
Baixe este conteúdo

Insights