A ferramenta de envio de email marketing da Templateria agora se chama Zenmail e tem um site dedicado a ela.

Insights de email marketing

Métricas do Email Marketing: O Guia Completo

Cliques, aberturas, opt-outs, erros, reportes de spam, links clicados e muitas outras.

As métricas do email marketing são essenciais para o planejamento da próxima campanha. Isso porque o trabalho não termina depois que um email é enviado, ao contrário: uma segunda etapa muito importante acontece justamente na análise dos números que a campanha retorna. De acordo com os resultados identificados, diferentes medidas poderão ser adotadas para garantir melhores resultados na próxima campanha.

envie seu email marketing agora!

crie sua conta no Zenmail, conheça a plataforma e escolha o melhor plano para começar seus envios.

Aprender para conquistar

Sabendo os links mais clicados, por exemplo, é possível planejar uma nova campanha de email marketing que fale mais sobre esse assunto. Conhecendo os programas de email que as pessoas usam para abrir o email marketing, pode-se explorar mais recursos de layout que esse programa suporta. Isso permitiria criar um novo template mais interativo, com design mais rico ou, ainda, identificar a necessidade de ter emails responsivos!

Mas como as plataformas de envio adotam métodos próprios para calcular as aberturas, cliques, erros, entregas e outras métricas que o email marketing gerou, é preciso entender a matemática básica de cada dado para poder interpretar corretamente os relatórios na plataforma de envios e até identificar se sua plataforma de envios está calculando errado o resultado.

Desmistificando os termos difíceis

Usando uma linguagem leve e didática, explicamos os principais termos técnicos que o mercado utiliza para denominar certas métricas do email marketing, como CTR, CTOR, ROI etc. Porém, as instruções contidas neste guia servirão apenas aos profissionais que enviam email marketing por uma plataforma específica para este fim, e não por programas de email do dia-a-dia como Outlook, Thunderbird etc, pois esses programas não retornam nenhum tipo de relatório.

Saber interpretar os resultados do email marketing é fundamental tanto para garantir um bom desempenho nas próximas campanhas quanto para escolher uma plataforma de envios que forneça os relatórios exatos que você precisa. Se você é responsável pelo envio ou pela criação do email marketing, não deixe de ler este guia!

Métricas do Email Marketing: O Guia Completo
Baixe este conteúdo

Insights