Como o Gmail informa as aberturas de email marketing
Gmail mudou a maneira de exibir imagens nos emails, causando problemas no rastreamento de aberturas e no envio de emails com conteúdo dinâmico.
Há alguns anos, o Gmail deixou de bloquear as imagens de emails em HTML.
O Gmail utiliza servidores de proxy para intermediar o acesso a imagens nos emails, atuando como um cache para evitar que a mesma imagem seja baixada várias vezes por seus destinatários. Isso pode afetar os relatórios de aberturas (visualizações), clientes de email e geolocalização nas plataformas de envio de email marketing, além de limitar o uso de conteúdo dinâmico no email baseado no momento da abertura.
Vamos analisar como uma plataforma de email marketing identifica a abertura de um email.
Rastreamento de aberturas
Para rastrear aberturas, as plataformas de email marketing inserem, na versão HTML do email, uma imagem transparente de 1 x 1 pixel. Na URL desta imagem, geralmente estão codificados alguns parâmetros que identificam a campanha e o destinatário, então, cada destinatário recebe uma URL única apontando para a mesma imagem.
Quando o email é aberto por um destinatário que possui habilitada a exibição de imagens, uma requisição é enviada do cliente de email ao servidor da plataforma. Nessa requisição, o cliente de email envia um identificador chamado User-Agent
, que contém informações como o sistema operacional e o dispositivo utilizados:
Mozilla/5.0 (Linux; U; Android 4.3; pt-br; GT-I9505 Build/JSS15J) AppleWebKit/534.30 (KHTML, like Gecko) Version/4.0 Mobile Safari/534.30
Neste caso, o sistema operacional é Android 4.3 e o dispositivo é o Samsung Galaxy S4 (GT-I9505).
Cada vez que o email é aberto, a plataforma de email marketing recebe uma requisição dessas, tornando possível identificar quantas vezes o mesmo email foi aberto pelo mesmo destinatário.
Para evitar que o cliente de email armazene em cache a imagem e não mande mais nenhuma requisição, as plataformas enviam, junto com a imagem, um cabeçalho HTTP chamado Cache-Control
. Nele, estão instruções sobre como o cliente de email deve armazenar a imagem (ou não) em seu cache.
Cache-Control: no-cache;
Traduzindo: por favor não armazene em cache esta imagem.
Relatórios de Clientes de Email
Para gerar relatórios que identificam quais os principais dispositivos e clientes de email utilizados pelos destinatários, é preciso possuir os dados de User-Agent
das aberturas.
Ao implementar um servidor intermediário, o Gmail faz a requisição em nome do seu destinatário, e o User-Agent
será sempre o do proxy do Google:
Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; de; rv:1.9.0.7) Gecko/2009021910 Firefox/3.0.7 (via ggpht.com)
Relatórios de Geolocalização
Se você notou um aumento repentino de aberturas de seus emails na Califórnia, pode ser que seus contatos não estejam viajando:
Além do User-Agent
as plataformas também sabem qual o endereço IP de quem está solicitando a imagem de rastreamento, e através de bancos de dados que mapeiam endereços IP a cidades e países, é possível determinar a localização geográfica do destinatário.
Mas se a imagem for solicitada pelo Gmail, e não pelo destinatário, o endereço IP será o de um servidor do Gmail, localizado em Mountain View (Califórnia).
Relatórios de Aberturas Totais
O servidor intermediário do Gmail não está respeitando o cabeçalho Cache-Control
enviado pelas plataformas, sempre armazenando em cache a imagem de rastreamento. Assim, só sabemos quando o destinatário abre a imagem pela primeira vez.
Já existe uma maneira de contornar esse problema, mas ainda não se sabe se é uma solução definitiva ou se o Gmail será atualizado novamente para “fechar” esse caminho.
Emails Dinâmicos
Além do uso de variáveis personalizadas no email, é possível exibir conteúdo dinâmico usando imagens no email marketing. Plataformas que facilitam o uso de imagens dinâmicas permitem que você faça o upload de imagens diferentes que serão exibidas de acordo com algumas condições que você especificar, como a localização geográfica ou o horário da abertura.
Com a imagem sendo solicitada pelo Gmail, e não pelo destinatário, temos o mesmo problema dos relatórios de geolocalização. Já para resolver o problema do horário da abertura, basta a plataforma de email marketing implementar a mesma solução apresentada para os relatórios de aberturas totais.
Aparentemente, essas mudanças afetam apenas os usuários da interface web e dos aplicativos mobile do Gmail que possuem o endereço de email @gmail.com. Usuários do Gmail que acessam suas mensagens através de outros aplicativos, como Outlook, Thunderbird, Apple Mail ou clientes de email nativos de seus dispositivos mobile não são afetados.