GIF animado no Email Marketing
Animações em GIF não funcionam em todos os programas de email, mas não é por isso que você não deve usá-las. Veja um exemplo e inspire-se.



O template utilizado pela Artecnica é uma composição simples, direta e objetiva que prende o olhar e a atenção devido aos movimentos rápidos, sem dúvida, constituindo uma forma criativa e honesta de “convencer” o destinatário a ler (ou observar) a mensagem.
Se quiser adotar essa ideia, apenas tenha em mente que as versões 2007, 2010 e 2013 do Outlook não suportam GIF animado e, em seu lugar, exibirão apenas o primeiro frame da animação. Assim, é importante você planejar uma animação cujo primeiro quadro contenha uma imagem compreensiva para os destinatários que utilizarem essas versões do Outlook. Para aqueles que têm mais conhecimentos em HTML, podem usar conditional comments para o Outlook, fornecendo um outro conteúdo para ser exibido no lugar da animação.
Surpreendentemente, o Outlook.com suporta GIF animado, o que significa que há diferenças de renderização entre essa versão online e o Outlook 2013, desktop.
Por ser uma imagem, o GIF animado também está sujeito ao bloqueio de imagens dos programas de email, que ocorre quando o destinatário não tem o endereço de email remetente gravado como um contato.
Você pode encontrar outras referências de GIFs animados de bom gosto aqui e aqui. Tomara que eles lhe inspirem a criar ações de email marketing criativas!
Cinemagrafia
Há pouco tempo, conhecemos o Ecograph, um aplicativo para iPad e iPhone capaz de criar o que seus desenvolvedores chamam de “algo entre a fotografia e o vídeo”. A partir de vídeos feitos com o próprio iPad ou iPhone, é possível selecionar as áreas que terão movimento, produzindo um GIF animado de excelente resultado e muito criativo. Veja neste vídeo como o Ecograph funciona.