Add-ons e outras extensões de software podem mudar a aparência do email marketing sem que tenhamos controle sobre as correções.
Quando a culpa dos problemas de renderização do layout do email marketing é do programa de email, podemos contorná-los, na maioria das vezes, fazendo ajustes no design do template ou mesmo lançando mão de truques em HTML e CSS para emular a aparência correta.
Porém, há casos em que o programa de email é inocente e que, nós, designers, não temos como solucionar os problemas encontrados.
Isso acontece quando a culpa é de alguma extensão, add-on ou plugin de um software ou do navegador instalado na máquina do destinatário que percebeu os erros. Geralmente, isso acontece com o chefe que precisa aprovar o layout. :/
Obviamente, como trata-se de um problema local, ocorrerá apenas para as pessoas que encontrarem-se nas mesmas condições, ou seja, que tiverem os tais plugins e extensões instalados em seus computadores.
Esses plugins podem alterar o HTML do email marketing inserindo ou substituindo instruções que afetam sua aparência final. Veja alguns exemplos:
Kaspersky Internet Security pode bloquear imagens no layout do email marketing
A Kaspersky, que oferece software para proteção de computadores e smartphones, tem um produto chamado Kaspersky Internet Security cujo recurso anti-banner tem a função de bloquear banners exibidos em browsers e certos aplicativos.
Nas configurações desse recurso há a possibilidade de se especificar, manualmente, uma lista de URLs que devem ser bloqueadas e permitidas. Portanto, as pessoas que têm essa solução instalada no computador poderão visualizar algumas mensagens de email marketing com as imagens bloqueadas, dependendo das configurações designadas no software.
É possível identificar quando o bloqueio das imagens do email marketing é culpa desse software porque, no código HTML do email marketing que apresentou o problema, pode-se observar a presença do atributo kasperskylab_antibanner=“off” nas tags das imagens bloqueadas.
Basta usar o Inspector do navegador para conferir se o código original do email marketing foi modificado. As imagens que são exibidas normalmente ficam com o atributo kasperskylab_antibanner=“on”.
Como trata-se de uma questão local da máquina que possui esse software instalado, nada podemos fazer para evitar o bloqueio das imagens.
Salesforce para Outlook pode alterar a largura do layout do email marketing
O software da Salesforce tem um recurso de acompanhamento de emails do Outlook para que cada mensagem recebida possa ser integrada aos contatos do CRM, mantendo um histórico de interações.
Para a equipe comercial de uma empresa essa solução pode ser ótima, mas algumas mensagens podem ter suas principais tabelas alteradas para a largura de 360pt (que corresponde a, aproximadamente, 440px), comprimindo o layout do email marketing que, originalmente, deveria ter a largura maior do que isso.
No código acima, a largura original da tabela do email marketing é de 600px, mas a mensagem entregue no Outlook que tem a extensão da Salesforce instalada teve o código alterado apresentando uma nova largura declarada em CSS.
Se este problema for identificado no template ainda na fase de testes, é possível contorná-lo desde que o layout do email marketing não seja responsivo, pois a correção irá “forçar” a largura correta em pixels ao adicionar um estilo CSS inline de largura acompanhado da instrução !important, assim:
Quando o Outlook receber o email marketing e a extensão da Salesforce alterar o código, essa linha ficará assim:
Mesmo que a instrução da largura de 360pt venha por último, a largura de 600px é que irá prevalecer por causa do !important.
Ao programar um HTML de email marketing responsivo, inserimos instruções em media query para que, quando o email for visualizado em telas de determinadas larguras, a largura das tabelas passem a ser designadas em porcentagem. Como essa correção fixa o tamanho da tabela em pixels em uma declaração de CSS inline, é ela que irá prevalecer no código. É por isso que os emails que precisarem desse ajuste não poderão ser responsivos.
GTalk ou GTasks pode fazer com que o Gmail desktop mostre o layout do email marketing que seria para telas menores
Por alterar a largura de tela disponível para a exibição de emails, o pop-up fixo minimizado do GTalk ou do GTasks no Gmail pode prejudicar a configuração de emails responsivos. Eles podem comportar-se de maneira não desejada ao exibir, no desktop, uma versão da diagramação que deveria ser apenas para telas menores.
Ao desenvolver código HTML responsivo – quer seja de sites ou de email marketing – os diferentes comportamentos do layout são determinados pela largura da tela, e mesmo se um aplicativo web visualizado em monitor grande tiver a largura da janela reduzida, o lavout irá modificar-se para caber naquele pequeno espaço.
Assim, quando programamos um email marketing responsivo, conseguimos prever as diferentes disposições que o layout assumirá nas mais diversas larguras de tela em que for visualizado, mas onde exatamente essas mudanças irão ocorrer (Gmail no desktop, Outlook.com na SmarTV etc) não é possível determinar.
A falta de total controle sobre a forma como os destinatários visualizarão o layout do email marketing é um dos principais motivos que levam alguns webdesigners a desistirem do design responsivo para seus emails.
Porém, é preciso compreender que design é uma disciplina que alia forma, função e emoção, e de nada adianta ter um email que se apresenta da mesma forma em todos os programas de email de todos os devices, se a suas funcionalidades (leitura e touch) ficam prejudicadas, gerando emoções negativas no destinatário.
Google Inbox
Outro grande exemplo de que a usabilidade é prioridade na leitura e interação com emails é a atualização recente do Inbox, do Google, que extrai o conteúdo principal de determinadas mensagens e as exibe em um layout próprio do programa de email:
Os principais destaques de um email marketing do Quora, segundo classificação do próprio Inbox, organizados em uma interface própria do programa de email, com link para a mensagem original.
Email marketing original do Quora.
Esse novo recurso do Inbox nos dá um bom exemplo do quanto nós, designers, precisamos nos desapegar do controle total sobre a aparência de cada pixel do email marketing que criamos.
A tecnologia está evoluindo para que tenhamos cada vez menos interfaces e cada vez mais notificações customizadas para cada usuário. Mesmo que seja em um futuro distante, o email marketing não vai escapar dessa tendência.
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